Institucional

Conheça o JIC

Nossa infraestrutura, espaços e beleza natural

HISTÓRIA DO CLUBE

Era quase final de 1973, quando um grupo de pessoas ligadas ao hoje extinto Iate Clube Joinville resolveu reservar uma área de terra de 200 mil metros quadrados, localizada no bairro Espinheiros, entre um antigo trapiche e o Canal do Varadouro, para construir a sede de um novo clube voltado às atividades náuticas. A compra do terreno foi efetivada em maio de 1974, por documento particular, com a escritura definitiva outorgada em 1979, pela quantia de 130 mil cruzeiros. A arrecadação chegou à casa dos 150 mil e, com a sobra de 20 mil cruzeiros, construiu-se um galpão e uma cerca ao redor do terreno. Uma reunião convocada pelo empresário Luiz Gomes (Lula) deu o impulso final para que o Joinville Iate Clube se tornasse realidade. A fundação do clube aconteceu no dia 11 de junho de 1978 para homenagear o Dia da Marinha, lembrando a Batalha do Riachuelo e o patrono desta Arma, o Almirante Tamandaré. Outro fator motivador para a construção do JIC foi o amor que os navegantes têm pela Baía Babitonga, um dos acidentes geográficos mais bonitos do Brasil. Em dezembro de 1980, o JIC sediou a 1ª Regata de Barco a Vela, denominada “Regata Comandante Clementino Nascimento de Moura” que, na época, era o comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul. Com o decorrer dos anos, os eventos esportivos foram se ampliando. regatas e campeonatos de veleiros de oceano, escola de vela, regatas de monotipos e competições de pesca passaram a ser eventos de rotina nos finais de semana. Estiveram à frente da diretoria, no cargo de Comodoro, pela ordem, os seguintes associados: Carlos da Costa Pereira Filho, Gert Kumlehn, Carlos Bollmann de Bruns, Ruy Meyer, José Henrique Carneiro de Loyola, Luiz Gomes (Lula) e Eugênio Fleischer. O atual, Comodoro Ivo Birckholz.

O CLUBE - ESTRUTURA

Atualmente o Joinville Iate Clube encontra-se entre os melhores do sul do Brasil, primando pela qualidade no atendimento aos sócios. A apenas 15 minutos de carro do centro da cidade, permite privilegiado acesso à Baía Babitonga. Apresentando amplas instalações físicas, o JIC está sediado em terreno com 150.840,80m², soma 9.384m² de área construída, sendo 8.188m² em 10 galpões para embarcações. Um pátio com 14.454 m2 de pátio concretado atende embarcações de todos os tipos e tamanhos. E ainda, um trapiche flutuante com 36 vagas, para embarcações de até 80´, além de dois trapiches para embarque e desembarque e um para abastecimento.

INSTALAÇÕES

Uma bela área administrativa, espaço para recepção de visitantes, sala para reuniões e sala multiuso com recursos audiovisuais estão logo na entrada do clube. Aos sócios e navegantes em visita, disponibiliza-se confortáveis instalações sanitárias. Um bem equipado quiosque em meio a uma bonita área ajardinada, parque de diversões, cancha de bocha, estacionamento são comodidades oferecidas aos sócios. Os amplos hangares são monitorados por câmeras de segurança. A movimentação de embarcações em terra é feita por experiente equipe de marinheiros utilizando diversos tratores. Embarcações que permanecem na água utilizam um píer totalmente iluminado, com segurança eletrônica e rede Wi-Fi. No píer também está disponível rede elétrica de 220V, água potável e água de poço para lavação. A rampa de acesso à água é utilizada para lanchas de até 60 pés.

VISÃO SOCIAL E AMBIENTAL

O Joinville Iate Clube é considerado um patrimônio da cidade. Embora esteja focado no atendimento de seus sócios, não existe apenas para eles. O clube atua como braço de apoio fundamental e indispensável em ocasiões de emergências na cidade em sintonia com a Defesa Civil do município, cedendo embarcações para o resgate de pessoas, transporte de alimentos e medicamentos em áreas alagadas. Além disso, é frequentemente acionado em casos de emergências ou acidentes marítimos na Baía Babitonga, colaborando com órgãos ambientais, destacamentos militares e entidades diversas. No aspecto esportivo e educacional, a Escola de Vela, desde sua criação, em 1988, ensina a arte de velejar a centenas de crianças e adolescentes. Além de promover o esporte náutico, educa para a preservação ambiental. Nesta escola são atendidas gratuitamente, na maioria alunos da rede municipal de ensino. Ações ligadas ao meio ambiente ocorrem constantemente, a exemplo a estação de monitoramento de marés localizada no clube, que integra um grande sistema de levantamento de informações. Além disto, treinamentos a funcionários e artigos publicados na revista Gaivota contribuem para a consciência ecológica e preservação da Baía Babitonga.

Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.