Notícias

01 Set 2017

JIC recebe velejadores de monotipos em mais uma etapa do ranking 2017

Categoria Notícia

Regata contou com a participação da Associação Náutica de Itajaí

No sábado (26/8), em um dia ensolarado, com vento de 8 a 12 nós, 36 veleiros entraram nas raias da Baía Babitonga para competir na 9ª etapa do Ranking Norte Catarinense de Monotipos de 2017.

O percurso adotado na primeira regata foi o barla-sota, entre bóias em frente ao Joinville Iate Clube (JIC). Na segunda regata foi utilizada a bóia vermelha em frente à Ilha do Mel como marca de contravento, proporcionando uma velejada em um local mais aberto e com ventos de maior intensidade e mais constantes.

No total, 42 competidores disputaram em dez classes, sendo: Optimist Veterano e Estreante, Laser, Shellback, Snipe, 470, Dingue, Holder, Hobie Cat 14 e 16. 

“A maré enchendo, estava forte na primeira regata, o que exigiu dos competidores conhecimento dos canais e baixios para escapar da força contrária da água nas pernas contra o vento. Durante a segunda regata, com a maré totalmente cheia e sem força de água, foi necessária uma leitura das rajadas para aproveitar o vento que entrava com maior intensidade e tirar o melhor proveito da situação”, destaca Adam Max Mayerle, diretor de esportes do JIC.

Uma embarcação da Marinha esteve presente para fiscalizar as normas de navegação e para garantir a segurança dos competidores. “A Comissão de Regata atuou de forma excelente, com montagens de bóias e procedimentos de largada precisos, o que contribui para um bom nível da competição”, completa o diretor do clube.

Faltam quatro etapas para finalizar o ranking deste ano. Serão realizadas regatas em Barra do Sul, Florianópolis, Porto Belo e a última, em São Francisco do Sul, com a tradicional Regata da Marinha.

 

Escola de Vela do JIC é representada por 15 velejadores na raia

 

A Escola de Vela do Joinville Iate Clube (JIC) disputou pelas classes Laser, Optimist, Holder e Snipe. Eduardo da Silva disse que na segunda regata o vento entrou com mais força aproximando dos 12 nós nas rajadas. Conforme, Lucas Michalak, “pelo motivo de ter mais vento, a Comissão de Regata decidiu aumentar o percurso, o que originou em uma regata mais competitiva”.

Na classe Snipe, o JIC estava representado pela dupla Gustavo Wiemes de Souza e Kevin Stank, que conquistaram o segundo lugar. Na primeira regata, Kevin estava no leme como timoneiro e Gustavo como proeiro. “Tivemos muita dificuldade de velejar, pois a falta de treino prejudicou muito, ocasionando alguns escorregões no barco. Perdemos um tempo precioso”, relata Gustavo.

Na segunda regata, a dupla trocou as posições. “Demos uma bela largada e conseguimos segurar nosso concorrente até metade da primeira perna”, explica. De acordo com Gustavo, a dupla vencedora estava com um barco mais veloz, o 470. “Mas a regata foi ótima. Tivemos bons ventos, boa companhia, boas risadas. Histórias, isso é o que mais vale”, salienta.

O instrutor da Escola de Vela, Luciano Saraiva disse que a maioria dos alunos participou pela Estreante e, apesar da pouca experiência em competições, alguns deles estão velejando bem próximos aos veteranos. “Kevin Gattis disputava a liderança e teve um problema no cabo da escota, assim, perdeu posições”, aborda. Ele ainda destaca a participação da aluna Julia Vitoria Schlickmann, que ocupou a primeira posição nesta regata.  

O evento contou com a presença da Associação Náutica de Itajaí (ANI), sendo a primeira regata que participam este ano. “Foi importante a competição saudável entre os alunos da Escola de Vela do JIC com os de Itajaí. A presença das crianças na raia significa em uma renovação no esporte, provando que os objetivos das escolas de vela estão sendo alcançados”, salienta Adam.

 

CLASSIFICAÇÃO

Optimist Veteranos

1º lugar - Raissa Ribeiro (ANI)

2º lugar - Luisa Nunes (ANI)

3º lugar - Bryan Oliveira Paulo Rosa (ANI)

4º lugar - Paulo Rosa (ANI)

5º lugar - Alejandro Riam Ramos (Escola de Vela JIC)

6º lugar - Maria Eduarda Santos Wessling (Escola de Vela JIC)

 

Optimist Estreante

1º lugar – Julia Vitoria Schlickmann (Escola de Vela JIC)

2º lugar – Nicolas Valentin (Escola de Vela JIC)  

3º lugar – Amanda da Silva (Escola de Vela JIC)

4º lugar – Eloisa de Borba (Escola de Vela JIC)  

5º lugar – Kevin Gattis (Escola de Vela JIC)

 

Laser

1º lugar - Lucas Edson Michalak (Escola de Vela JIC)

2º lugar – Eduardo Silva (Escola de Vela JIC)

3º lugar – Lucas Budal (Escola de Vela JIC)

4º lugar – Thiago Soethe Pascoal (Escola de Vela JIC)

5º lugar – Otávio de Borba (Escola de Vela JIC)

6º lugar – Gabriel Lucas Voltolini (Escola de Vela JIC)

 

Shellback

1º lugar – Renato Caldas

2º lugar – Ari Wendt

3º lugar – Diogo Dolla

4º lugar – Jair Bernardo

 

Snipe

1º lugar - Rodolpho Ramina e Francis Aguiar

2º lugar - Gustavo W. de Souza e Kevin Douglas Stahnk (Escola de Vela JIC)

 

Dingue

1º lugar – Alexandre Souza e Denilson Roberto da Silva

2º lugar – Acir Ferreira Martins e Lucia Léa de Oliveira

3º lugar - Rafael Silva e Alexsandro Zaleski

 

Hobie Cat 14

1º lugar - Adam Max Mayerle

2º lugar - Alderson Pacheco

3º lugar - Joaquim Vagnoni

4º lugar - Aldo Kirsten Júnior

5º lugar - Klaus Muller

6º lugar – Bernardo Santos

 

Hobie Cat 16

1º lugar - Kiko Diener e Gunnar Diener

 

Holder

1º lugar - Saulo V. Rocha

2º lugar - Antônio Luís Oliveira

3º lugar - Caio do Nascimento Costa (Escola de Vela JIC)


Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.