Notícias

22 Ago 2017

Regata de Agosto marca a sétima etapa do ranking 2017 da FNCVO

Categoria Notícia

No calor da competição, duas embarcações colidiram na regata


Na Regata de Agosto da Flotilha Norte Catarinense de Veleiros de Oceano (FNCVO) realizada no último sábado (19/8) foi montado um circuito de Barla-sota, com largada no través da Ilha do Maracujá, em direção ao Porto de São Francisco.

Onze embarcações estiveram na raia. Três delas competiram pela categoria regata, cinco na RGS e três na categoria Bico de Proa. O dia estava nublado e frio, havia previsão de chuva, entretanto a chuva não ocorreu para alegria dos competidores. O vento soprou por Nordeste com intensidade de 10 nós e rajadas de 12 nós na primeira regata, já na segunda regata esteve um pouco mais fraco, entre 8 e 9 nós, com rajadas de 10 nós.

Foram realizadas duas regatas. A primeira, com duração média de 1 hora e 10 minutos e, a segunda, com média de 55 minutos. Conforme o vice-capitão da FNCVO, Sérgio Penteado, “a Comissão de Regata montou uma excelente raia com aproximadamente uma milha, os barcos precisavam realizar o percurso de contravento e vento de popa duas vezes e terminar em contravento no meio da raia”.                                      

Penteado disse que a largada foi muito disputada. “Os barcos brigaram por cada metro de água, ocorreu até um protesto na classe regata”, explica. Outro fato imprevisto: “na terceira perna da Regata 1, os barcos da RGS estavam muito próximos, Brasil 31 e JackDawn disputavam intensamente a primeira colocação, mas se distraíram e colidiram em alta velocidade contras as pedras próximas ao cais do Ferry Boat”, explica. "A Baía Babitonga tem inúmeras lajes, estas pedras muitas vezes submersas  são um grande perigo a navegação em regata não se pode relaxar nem por um segundo".

O fato produziu considerável avaria nos barcos, o que obrigou os seus comandantes a desistirem da prova. Uma tripulante do veleiro Jackdaw sofreu um traumatismo em face e foi obrigada a ser resgatada pela lancha de apoio do Joinville Iate Clube (JIC). “Este ocorrido deixou toda a flotilha apreensiva, mas ao final da prova veio a notícia que todos queriam ouvir: a tripulante estava bem e os ferimentos, embora importantes, não foram tão graves”, aborda Penteado.

Na Classe Regata ocorreu uma grande disputa, sendo que o veleiro Azzurro, do comandante Miguel Bianchi, com uma vitória e um segundo lugar levou a melhor sobre o veleiro Katana II e o Kraken. Já a Classe RGS ficou esvaziada após o acidente e saída dos dois barcos da disputa. O veleiro Zuriel, do comandante Sergio Penteado assim, ocupou a primeira colocação e, em segundo, o veleiro  Catarina. Na Bico de Proa, o veleiro Micuim, do comandante Caio Gozzi foi o único a completar a prova e ficou com o primeiro lugar.

Sérgio destaca que, faltando quatro regatas para o final do campeonato 2017, na Classe Regata, o veleiro Azzurro abriu grande vantagem sobre os demais, mas Katana II e Kraken prometem uma grande disputa até o final pelo segundo lugar. Ainda, na RGS o veleiro Zuriel abriu dois pontos em relação ao Jackdaw, que por sua vez tem quatro pontos de vantagem sobre o veleiro Brasil 31. “Esta pequena diferença é garantia de que teremos um campeonato muito disputado, sendo provavelmente decidido na ultima regata”, acrescenta Penteado.

O vice-capitão da flotilha disse: “esperamos que os veleiros avariados consigam reparar os danos o mais rápido possível para estarem na raia já na regata de setembro. Torcemos pela rápida recuperação da Juliana a tripulante do Jackdaw para que também esteja na raia no nosso próximo evento”, finaliza.

 

RESULTADO GERAL DA REGATA AGOSTO                                                               

CLASSE REGATA

Veleiro Azzurro - 1º lugar                                                                                   

Veleiro Katana II - 2º lugar                                                                                  

Veleiro Kraken - 3º lugar          

                                                 

CLASSE RGS                                                                                                              

Veleiro Zuriel - 1º lugar                                                                          

Catarina – 2º lugar                                                                                 

JackDawn - DNF                                                                                      

Moleque - DNF                                                                                     

Brasil 31 - DNF                                                                                   

                                                                                                                         

BICO DE PROA                                                                                                                        

Veleiro Micuim – 1º lugar                                                        

Veleiro Vicky - DNF                                                                             

Veleiro Jah - DNF    



DNF:  did not finish (não completou)

         


Fotos Cintia Pereira


Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.