Notícias

05 Jul 2017

Veleiros Monotipo enfeitaram a raia na Baía Babitonga

Categoria Notícia

Oito classes participaram da regata realizada pelo ranking 2017

No último sábado (1º/7), o Ranking Norte Catarinense de Monotipos 2017 realizou a 8ª etapa deste ano, na sede do Joinville Iate Clube (JIC), na Baía Babitonga, com a participação de 31 embarcações.

Pelo percurso Barla-sota, os barcos das classes Shellback, Laser, Optimist, Dingue, Day Sailer, 470, Snipe, Holder 12, Tonner 14, Hobie Cat 14 e Hobie Cat 16 partiram da frente do trapiche do JIC entre o barco da Comissão de Regata e a boia amarela.

Durante a prova, sol e vento variando entre 8 e 10 nós. De acordo com Alderson Pacheco, que participou pela Hobie Cat 14, os barcos se depararam com a maré subindo e contra a orça e rajadas favoráveis no meio da raia, devido ao morro que desviava o vento de orça e o baixio (banco de areia ou rochedo coberto por escassa quantidade de água), que não permitia bordos longos. “Isso exigiu dos velejadores cambadas rápidas e precisas”, justifica. 

Para Pacheco, a importação de um HC 14 novo após 20 anos foi fato inusitado desta regata. “A presença dos Shlebacks, na qual os timoneiros são os próprios construtores dos barcos é admirável”, salienta. Ele ainda destacou a confraternização realizada: “após desmontar os barcos, pizza e muitas histórias, que fechou com chave de ouro o evento”.

Miguel Bianchi e Denisson Roberto conquistaram o 1º lugar na Classe Dingue. “O percurso foi bem montado para as condições de vento com portão de largada abaixo do canal, sem influência de corrente, assim, facilitou o posicionamento para largada”, comenta Denisson. Conforme ele, apesar do vento fraco, foram realizadas duas boas regatas. “A corrente não influenciou muito, mas foi preciso uma boa leitura do percurso”, acrescenta.

Doze alunos da Escola de Vela do JIC participaram desta etapa do ranking pelas classes Optimist Estreante e Veteranos, Holder, Laser 4.7 e Snipe. Lucas Michalak obteve a 2ª posição pela Classe Laser 4.7. Ele disse que, apesar de pouco vento e rajadas inconstantes, a regata foi bem competitiva, havendo troca de posições constantemente. “Velejo desde os meus 11 anos, mas comecei a velejar e competir pelo Joinville Iate Clube há cinco anos, com 14 anos. Desde então estou representando o clube em campeonatos estaduais e nacionais”, menciona.

Gustavo Wiemes de Souza velejou como timoneiro do Snipe e seu proeiro foi Kevin Douglas Stahnk, ex-aluno da Escola de Vela e que há tempo não velejava. “O dia começou com uma leve chuva, parecia que seria um dia difícil, mas não foi. O tempo limpou antes da regata, entrou uma leve brisa de leste”, esclarece. Para eles, na primeira regata foi mais complicado: “meu proeiro não estava muito acostumado com o barco e tivemos alguns problemas nas manobras. Na segunda, acertamos mais, mas tivemos um pequeno incidente, encalhamos, deixando o 1º lugar escapar”, lamenta.

O instrutor da Escola de Vela, Luciano Saraiva destacou o bom desempenho do aluno Nicolas Pravato Valentin, que é da categoria Estreante e venceu todos os veteranos na primeira regata. “Ele ficou na segunda posição na segunda regata, só ficou atrás do Alejandro Riam Ramos”, enfatiza.

Conforme Adam Max Mayerle, Diretor de Esportes do JIC, a presença da Marinha foi fundamental. “A embarcação fiscalizou a prova e garantiu a segurança dos velejadores”, explica. Para ele, é essencial o apoio que o JIC oferece ao esporte a vela na região. Mayerle ressaltou que este ano ainda acontecerão mais cinco etapas do ranking, a próxima também será no JIC, no dia 26 de agosto. A última etapa será a da Marinha, em São Francisco do Sul, no mês de dezembro.

 

CLASSIFICAÇÃO

Optimist

1º lugar - Alejandro Riam Ramos (Escola de Vela)

2º lugar - Nicolas Pravato Valentin (Escola de Vela)

3º lugar - Julia Vitória Schilickmann (Escola de Vela)

4º lugar - Júlio César Tangerino da Silva (Escola de Vela)

5º lugar - Maria Eduarda Santos Wessling (Escola de Vela)

6º lugar - Amanda Cristina da Silva (Escola de Vela)

7º lugar - Gabriel Lucas Voltolini (Escola de Vela)

 

 Shellback

1º lugar - Ari Wendt

2º lugar - Manoel Camilo

3º lugar - Domingos Savio

4º lugar - Renato Caldas

5º lugar - Sandro Ardigo

 

Especial 1

1º lugar - Claudio Negosseque

2º lugar - Caio do Nascimento Costa (Escola de Vela)

 

Especial 2

1º lugar - Rodolpho Raminae Francis Aguiar

2º lugar - Gustavo Wiemes de Souza (Escola de Vela) e Kevin Douglas Stahnk

3º lugar - Roberto Grupenmacher e Rosa Teruschkinn

 

Dingue

1º lugar - Miguel Bianchi e Denisson Roberto

2º lugar - Rodrigo Zaleski e Rafael Silva

 

Laser

1º lugar - Eduardo Cleiton da Silva (Escola de Vela)

2º lugar - Lucas Michalak (Escola de Vela)

3º lugar - Lucas Budal (Escola de Vela)

4º lugar - Thiago Soethe Pascoal (Escola de Vela)

 

Hobie Cat 14

1º lugar - Adam Max Mayerle

2º lugar - Aldo Kirsten

3º lugar - Joaquim Vagnoni

4º lugar - Klaus Muller

5º lugar - Alderson Pacheco

6º lugar - Luis Machado

 

 Hobie Cat 16

1º lugar - Kiko Diener e Gunnar Diener

2º lugar - Luis Lopes e Flavia Castro  

 

Fotos Cíntia Pereira


Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.