Notícias

17 Nov 2015

Em Porto Belo, Escola de Vela do JIC movimenta competição pela classe Laser

Categoria Notícia

Ranking Norte Catarinense de Monotipos, com a presença da Escola de Vela do Joinville Iate Clube.

No sábado (14/11), o dia ensolarado e o vento de 15 a 25 nós fizeram a alegria da maioria dos competidores, em Porto Belo, na penúltima etapa deste ano do Ranking Norte Catarinense de Monotipos, com a presença da Escola de Vela do Joinville Iate Clube.

Pela Classe Laser 4.7, representaram o JIC, os alunos Eduardo da Silva, Gustavo Wiemes de Souza, Beatriz da Silva Karling, Lucas Edson Michalak, Lucas da Silva Budal e Lucas Davi Ferreira.

O percurso foi o barla-sota para todas as classes, além da Laser, Hobie Cat (multicascos) e Dingue, com largada contra o vento, contorno de uma boia, retorna com vento em popa até a outra boia, fazendo duas voltas completas até a chegada. As regras são as mesmas usadas em eventos brasileiros para competições de veleiros, sendo regidas pela ISAF (International Sailing Federation).

Conforme o instrutor de vela, Luciano Saraiva, a principal dificuldade enfrentada pelos competidores está na resistência das peças dos barcos e também nas capotadas. "Eles ficaram expostos a condições extremas, com vento forte durante as três regatas realizadas", explica.

Luciano disse ainda que o parafuso do leme do barco do Gustavo quebrou na última regata e ele não conseguiu terminar a prova. A retranca do barco da Beatriz teve um pino arrancado e ela também não conseguiu completar a última regata. A bolina do barco do Lucas Budal quebrou, mas ele conseguiu completar todas as regatas.

Lucas Michalak, 17 anos, participa da Escola de Vela desde o início de 2013. Em Porto Belo, em uma das regatas, atravessou a linha de chegada com o barco capotado. "Quando eu estava bem perto da linha, entrou uma rajada forte e acabei perdendo o controle do barco, daí capotei. Na hora fiquei com medo de não cruzar a linha de chegada a tempo e perder uma posição, pois tinha um adversário bem atrás de mim", comenta. Lucas decidiu seguir assim mesmo, arriscando, deixando o barco ser levado pelo vento e correnteza. "Para minha surpresa, deu certo e não perdi minha posição", comemora. O competidor ficou com a segunda posição pela Classe Laser 4.7 e, no brasileiro, acredita estar entre os 15 melhores colocados.

Para Saraiva, o condicionamento físico é outro fator importante para que o competidor tenha um bom desempenho. "Houve quem tivesse câimbras durante a competição", salienta.

Além de Joinville e da cidade sede, Florianópolis, Itajaí e Balneário Camboriú também competiram. A próxima será a Regata da Marinha, em São Francisco do Sul, encerrando o ranking monotipo 2015.

 

Foto Luciano Saraiva 


Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.