Notícias

14 Ago 2019

Escola de Vela do Joinville Iate Clube formando cidadãos para mundo

Categoria Notícia

Eduardo Silva, ex-aluno da Escola de Vela e atual atleta do JIC voltou com o 4º lugar do campeonato mundial

Eduardo nasceu e cresceu como a maioria das crianças moradoras do Comasa e Espinheiros, dois bairros que apesar da proximidade com a Lagoa do Saguaçu e Baía Babitonga não tem nenhuma intimidade com os esportes aquáticos e a grande maioria de sua população, a exemplo da população joinvillense, ainda não descobriu o paraíso que existe na vizinhança.

Tudo mudou em 2011, quando em uma palestra na escola municipal CAIC  Francisco de Oliveira ele conheceu o projeto de Vela Social do Joinville Iate Clube - JIC. Foi amor a primeira vista e na sequência o jovem Eduardo já estava tendo seu primeiro contato com o veleiro Optimist, uma classe mundial de barcos para iniciantes de 8 a 14 anos de idade. Na época a escola do JIC era coordenada e as aulas ministradas pelos irmãos e  professores Bárbara Beckert e Gerson Beckert Junior.

Não demorou para em  sagrar-se campeão catarinense de Optimist em 2014 e vice Sul-Brasileiro no mesmo ano. A partir dai Eduardo não parou mais, agora com a orientação e grande incentivador na carreira do velejador e também sócio do JIC o Adam Max Mayerle, a trajetória ascendente no esporte levou-o a conquistar o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 em 2018 e com isto a vaga para mundial da mesma classe em 2019, em La Rochelle, na França, que aconteceu de 17 a 27 de Julho, levando o nome do JIC e, acima de tudo, divulgando Joinville e o Brasil.

No campeonato em La Rochelle , três brasileiros, joinvilenses, competiram. Eduardo Silva, representando o Joinville Iate Clube (JIC) afirmou que “o percurso foi muito bem escolhido, pois havia outra classe na mesma raia os HobieCat 16. Conforme o atleta, o sol se fez presente nos dias das provas e os ventos variados. “Enfrentamos provas com vento entre 7 e 18 nós. Ainda, a correnteza sempre presente, acabou dificultando muito nos bordos”, explica.

De acordo com Eduardo, ele e o Adam Max Mayerle, que também participou do campeonato, sempre andaram juntos com a primeira flotilha, "os primeiros". “Infelizmente, bastava um erro, que nos custava umas oito colocações. Foi um campeonato incrível e lá eu vi que ainda temos muito a melhorar, pois cada erro, cada ponto perdido, deixa-nos mais longe do pódio”, argumentou. Na final, Eduardo ocupou o 4º lugar, Adam ficou na 6ª posição e o joinvilenseAlderson Luiz Pacheco, 19º lugar. Eduardo ainda disse que espera que outros alunos da Escola de Vela do JIC também possam ter essa experiência. 

Atualmente o Eduardo é sócio atleta do JIC o que lhe da condições de deixar o barco no clube e treinar regularmente.

 

Fotos: Imagens de Christophe Breschi e imagens em terra são da Richele Botega.

 


Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.