Notícias

08 Dez 2017

Formatura da Escola de Vela: 59 alunos certificados pelo JIC em 2017

Categoria Notícia

Durante o ano, os velejadores mirins aprendem os conceitos náuticos e navegam pela Babitonga

O Joinville Iate Clube (JIC), em 2017, certificou 59 alunos do projeto da Escola de Vela. Na última quinta-feira (7/12), autoridades, diretores e funcionários do clube, professores, pais e alunos participaram da cerimônia de formatura e entrega de diplomas.

Criada em 1988, já são 29 anos de Escola de Vela, um projeto destinado a crianças a partir de oito anos e adolescentes. O projeto inicial era focado nos filhos dos sócios do clube, mas com o passar do tempo foi se aprimorando, hoje, com foco educacional esportivo e social, atende alunos de escolas municipais, principalmente moradores próximos a sede do clube.

Os velejadores mirins, durante o ano, aprendem os conceitos náuticos, sobre meteorologia, meio ambiente e técnicas de primeiros socorros e colocam os barcos na água para velejar pelas águas da Baía Babitonga.

A Escola de Vela é mantida em uma parceria do JIC com a Prefeitura Municipal de Joinville, por meio de um convênio, disponibilizando profissional de educação física para as aulas. O secretário de educação do município, Roque Mattei disse que esta parceria com o clube traz resultados positivos. “É um programa bem-sucedido que fortalece a educação e traz um diferencial para a região do Espinheiros”, salienta.

O comodoro do JIC, Ivo Birckholz, a cada ano se mostra mais orgulhoso com o projeto, que para ele, forma crianças mais cidadãs. Seu sonho é que um dia um aluno da escola de vela participe de um campeonato internacional.

Dieter Hardt, diretor cultural do JIC, disse que a Escola de Vela tem destaque especial para o clube e que os alunos estão mostrando excelentes resultados em competições. “Em uma pesquisa com 300 associados, tivemos um índice alto de aprovação do projeto, porque há incentiva ao esporte, à educação e também à socialização”, completa.

O instrutor de vela, Luciano Saraiva, que acompanha os alunos da Escola de Vela durante todo o ano, disse que o trabalho é muito gratificante. “É um projeto com foco na disciplina e no respeito”, aborda.

O capitão de corveta Márcio Alves Santana, delegado da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul parabenizou o clube pelo projeto que tem um cunho social importante. Ele reforçou aos jovens velejadores: “respeitem sempre o mar”. Cinco alunos da Escola de Vela receberam da delegacia a habilitação de veleiro amador.

Representando o 62º Batalhão de Infantaria, o 1º tenente Vidal disse que foi um visionário quem decidiu implantar o projeto. Ele parabenizou todos que fazem com que ele aconteça e, principalmente às famílias, que incentivam os filhos para o esporte. 

Giseli e Gerson da Conceição, pais do aluno Matheus Ouriques da Conceição, que tem 12 anos de idade, disseram que o filho melhorou na escola, está mais responsável em casa e que ele adora velejar. Matheus reforçou: “Gosto muito das aulas, principalmente de quando vamos para a água”. Ele recebeu o certificado pela classe Optimist. Gerson ressaltou: “sabemos que no JIC ele está em segurança, é um projeto seguro”.    

Rafael Joaquim de Souza, 10 anos de idade, disse que adora velejar. “Aprendi os vários tipos de nós e diversas manobras com o barco”, comenta. Para sua mãe, Roseli Ramos, é importante que ele participe das aulas no JIC porque é um esporte a mais que o filho pratica. 

Gustavo Wiemes de Souza, 17 anos, já é um dos alunos veteranos, há sete anos ele participa da Escola de Vela. “Quando comecei não achei que chegaria tão longe. Para ele, no início a maior dificuldade era manter a vela do barco Optimist e hoje, desenvolver novas estratégias para participar das regatas. Gustavo se destacou este ano em alguns campeonatos: 7º lugar no Sul-brasileiro de Hobie Cat 14, 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14.

Outro veterano é Eduardo da Silva, 18 anos de idade. Ele deu um recado para os que estão começando: “é essencial ter disciplina e respeitar o meio ambiente”. O velejador também tem se destacado em competições nacionais e estaduais. Ele obteve o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat, 3º lugar no Sul-brasileiro de Hobie Cat 14 e ficou entre os dez primeiros no Campeonato Brasileiro de Laser.

Eduardo e Gustavo, juntamente com Lucas da Silva Budal e Lucas Edson Michalak foram os alunos destaque no meio náutico e receberam certificado do JIC. Na classe Optimist são seis meses para cada etapa: básico, intermediário e avançado. No nível básico foram 36 crianças que receberam o certificado, no intermediário 23 e no avançado 13. Já pela Classe Laser 4.7, foram três alunos e dois na Holder. 

Os alunos da Escola de Vela participaram de quatro regatas válidas para o Ranking Norte Catarinense de Veleiros Monotipos, sendo duas no JIC, uma em Barra do Sul e na Regata da Marinha, em São Francisco do Sul. Além disso, alguns alunos da turma avançada fazem parte das tripulações dos veleiros de oceano e o clube patrocinou a participação de dois deles em eventos nacionais na Classe Hobie Cat.

 

Eduardo Cleiton da Silva

2° lugar no Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 - Porto Alegre/RS

3º lugar geral no Campeonato Sul-brasileiro da Classe Hobie Cat 14 – Florianópolis/SC

9º lugar no Campeonato Brasileiro da Classe Laser - São Paulo/SP

1° lugar no Ranking Norte Catarinense de Veleiro de Oceano - Classe Regata - Veleiro Azzurro

 

Gustavo Wiemes de Souza

3º lugar no Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 - Porto Alegre/RS

1° lugar no Ranking Norte Catarinense de Veleiro de Oceano - Classe Regata - Veleiro Azzurro

 

Lucas Edson Michalak

1º lugar no Ranking Norte Catarinense de Veleiros Monotipos - Classe Laser

2° lugar no Ranking Norte Catarinense de Veleiro de Oceano - Classe Regata - Veleiro Katana

 

Thiago Soethe Pascoal

2° lugar no Ranking Norte Catarinense de Veleiros Monotipos - Classe Laser 4.7 

 

Ranking Norte Catarinense Veleiros Monotipos - Optimist Estreante 

1° lugar - Nicolas Pravato Valentim

2° lugar - Julia Vitória Schilickmann

3° lugar - Amanda Cristina da Silva

 

Ranking Norte Catarinense Veleiros Monotipos – Optimist Veterano

3° lugar Alejandro Riam Ramos

 

Fotos Cíntia Pereira


Anexos

Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.