Notícias

23 Nov 2017

JIC conquista os três primeiros lugares no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat

Categoria Notícia

Alunos da Escola de Vela e diretor do clube participaram pela Hobie Cat 14

O Joinville Iate Clube (JIC) foi representado pelos alunos da Escola de Vela no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat - Brascat 2017, realizado entre os dias 10 e 18 de novembro, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com velejadores do estado sede e também do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Pela Classe Hobie Cat 16 participaram 35 velejadores. Na Hobie Cat 14, foram 12 atletas, entre eles Gustavo Wiemes de Souza e Eduardo da Silva, da Escola de Vela e Adam Max Mayerle, diretor de esportes do JIC.

No total, foram realizadas 13 regatas nos sete dias de prova,os velejadores partiram do Clube dos Jangadeiros e a chegada era na Praia de Itapema, na zona sul da capital gaúcha. A primeira regata marcou a abertura e não contava pontos para o campeonato, mas fez parte de uma premiação separada para promover a integração e descontração entre os velejadores, que testarem a raia, conhecerem o local e também os outros participantes.

“O evento foi muito bem organizado e tivemos todas as condições de vento, com regatas com 3 a 5 nós e outras que chegaram a 20 nós, dando oportunidade para todos os velejadores competirem em suas condições preferidas”, reflete Adam. Conforme ele, a Comissão de Regata foi de responsabilidade de Carlos Henrique de Lorenzi, o Dedá. “Ele é juiz nacional de regatas e administrou com perfeição o evento”.

Para Gustavo, o campeonato foi muito bem disputado apesar de contar com apenas 12 barcos na raia pela Hobie Cat 14. Ele comentou a sua participação nos seis dias de prova, destacando circunstâncias que atrapalharam o seu desempenho, como mudanças nas condições do vento, água mexida, quebra de leme e até uma capotagem. “No segundo dia de prova o leme do meu barco quebrou. Precisei voltar imediatamente para o clube, tirando um DNF”, explica. “Neste campeonato nacional tivemos a oportunidade de estar perto de grandes velejadores que competiram no mundial este ano, na Alemanha, entre eles o Adam, do nosso clube e também o Anderson Pacheco”, comenta Gustavo.

Eduardo disse que o campeonato foi de alto nível, com ventos bem variados. “Não tive muitas dificuldades com as ondas, pois eram semelhantes às da Baía da Babitonga, nosso local de treino”, aborda. De acordo com ele, agora é treinar ainda mais e aguardar o campeonato de 2018, que será realizado em Santa Catarina.  

Seis atletas que participaram do Brascat fazem parte do Ranking Norte Catarinense de Monotipos. Os três primeiros colocados foram os catarinenses que representaram o Joinville Iate Clube. Adam voltou com a primeira colocação, Eduardo com o segundo e Gustavo com o terceiro lugar na classificação geral. O evento foi coordenado e supervisionado pela Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC) e pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela). 

 


Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.