Notícias

30 Nov 2018

Regata Comodoro Ivo Birckholz marca 10ª etapa do ranking da FNCVO

Categoria Notícia

O campeonato está superequilibrado, com decisões apenas na regata de dezembro

Joinville Iate Clube (JIC) realizou no dia 10/11 (sábado), a Regata Comodoro Ivo Birckholz, a 10ª etapa da competição, penúltima válida para o Ranking 2018 da Flotilha Norte Catarinense de Veleiros de Oceano (FNCVO).

O evento, organizado pela FNCVO, contou com oito veleiros na raia, sendo três da Classe RGS A, três da RGS B, um da RGS C e uma embarcação competindo pela Bico de Proa. Os comandantes e sua tripulação enfrentaram vento forte e constante, com direção Nordeste.

Os veleiros disputaram um percurso barla-sota, misto, com partida no través da Ilha Redonda. Na quinta perna, deixaram a Laje do Fundão por bombordo e contornaram a boia verde em frente a Ilha do Maracujá, deixando-a por bombordo. O retorno foi livre até o portão de chegada, entre a lancha da Comissão de Regata e a boia amarela na posição de largada, em frente à Ilha Redonda.

Luciano Saraiva, instrutor da Escola de Vela do JIC e comandante do veleiro Guará, participou juntamente com seu aluno e amigo Diogo Dolla pela Bico de Proa e conquistaram o 1º lugar.

Conforme ele, o mais difícil foi fazer o primeiro contravento que era também contra a correnteza da maré enchente que estava forte devido à Lua Nova. “Tivemos que ter atenção redobrada para o barco não derivar. O percurso foi longo e lento, pois nosso barco é pequeno”, explica. Ele disse também que após a maré encher a navegação ficou normal e foi uma bela velejada, pois o vento estava bom. Luciano destaca o papel dos tripulantes da embarcação: “cada um tem uma função e requer conhecimento de como e quando executá-las durante a regata, se um deles não pode participar prejudica toda a equipe, isso quando o barco já tem uma tripulação que treina junto”.

De acordo com o capitão da FNCVO, André Casagrande, foi uma das regatas mais duras em consequência da intensidade do vento. “O campeonato está superequilibrado. Teremos a definição dos campeões da classe RGS A e C na próxima etapa”, aborda. De acordo com Casagrande, “nesta etapa, a novidade foi mesclar um circuito barla-sola associado ao percurso”, comenta.

Ele ainda acrescentou: “nesta regata pudemos prestar uma homenagem a um grande incentivador da nossa flotilha que é o Comodoro do JIC, Ivo Birckholz”. Depois da regata, foi realizada a premiação e a confraternização oferecida pelo JIC.

 

Classificação

RGS A

1º lugar - Kraken

2º lugar - Azzurro

3º lugar - Katana 2

 

RGS B

1º lugar - Brasil 31

2º lugar -  Jackdaw

3º lugar -  Catarina

 

RGS C

1º lugar – Vicky

 

Bico de Proa

1º lugar – Guará

 

Eleição da FNCVO para 2019

No início de novembro (9/11), os comandantes que integram a FNCVO participaram da Assembleia Geral na sede do JIC para escolher a nova diretoria da flotilha, que é composta por um capitão, um vice-capitão e um secretário.

A atual diretoria foi mantida. O capitão André Casagrande, o vice-capitão Sergio Penteado e o secretário Gerson Beckert continuam no comando em 2019.

 

Fotos Cíntia Pereira

 


Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.