Notícias

13 Jun 2018

40 anos do JIC homenageados na Regata de Junho da FNCVO

Categoria Notícia

Velejadores participaram da campanha de arrecadação de agasalhos

No dia 9 de junho, a Flotilha Norte Catarinense de Veleiros de Oceano (FNCVO) realizou a Regata Aniversário do Joinville Iate Clube (JIC). Esta foi a 5ª etapa válida para o Ranking 2018. Os velejadores contaram com um dia de sol e temperatura agradável na Babitonga, além de alguns terem a oportunidade de navegar perto de botos cinzas que apareceram durante o evento.

No total, 14 veleiros de oceano disputaram, divididos nas classes RGS A, RGS B, RGS C e Bico de Proa. A regata teve percurso médio, partindo das proximidades da Ilha Redonda, contornou a Lage do Fundão e a Ilha do Cação.

“O vento apresentou muitas variações de intensidade e direção durante toda a regata, fato que dificultou o trabalho das tripulações”, salienta Sérgio Penteado, vice-capitão da FNCVO.

Conforme ele, devido à falta de vento, o trajeto foi encurtado. “Terminamos a prova diante da boia verde da entrada da Lagoa do Saguaçu, não sendo possível conclui-la em frente ao JIC, como programado”, destaca.

A largada da Classe Bico de Proa foi às 12h30, que partiu com um vento Sudoeste fraco, mas suficiente para cruzarem a linha com destino à laje do fundão. “Logo após a largada o vento rondou para Nordeste, com baixa intensidade, variou entre 2 e 4 nós, mas alcançou os barcos da Bico de Proa que já se encontravam próximos da laje do fundão. Isto permitiu que as embarcações continuassem velejando o percurso”, explica Penteado.

Já a Classe RGS, que largaria às 13 horas, ficou sem vento, o que atrasou a partida dos veleiros. Após a chegada do vento nordeste, que iniciou às 13h30, deu-se os procedimentos de largada. “Neste momento, o vento ainda estava instável e caprichosamente desapareceu exatamente no momento do tiro de largada. Isso criou uma confusão na linha com diversos barcos ficando sem governo e até com algumas colisões entre os barcos e contra o barco da Comissão de Regata”, comenta o vice-capitão.

Em uma ação de solidariedade, os participantes doaram agasalhos em uma campanha promovida pela FNCVO.  O JIC completou 40 anos, sua fundação aconteceu no dia 11 de junho de 1978 para homenagear o Dia da Marinha, lembrando a Batalha do Riachuelo e o patrono desta Arma, o Almirante Tamandaré. Outro fator motivador para sua construção foi o amor que os navegantes têm pela Baía Babitonga, um dos acidentes geográficos mais bonitos do Brasil.

 

Classificação

 

Classe RGS A

1º Lugar – Veleiro Kraken

2º Lugar – Veleiro Azzurro

3º Lugar – Veleiro Katana II

4º Lugar – Veleiro Paranoia

5º Lugar – Veleiro Makika

 

Classe RGS B

1º Lugar – Veleiro Brasil 31

2º Lugar – Veleiro JackDaw

3º Lugar – Veleiro Catarina

 

Classe RGS C - Cruzeiro

1º Lugar – Veleiro Vicky

2º Lugar – Veleiro Ariel

 

Classe Bico de Proa

1º Lugar – Veleiro Jah

2º Lugar – Veleiro Kuará

3º Lugar – Veleiro Guará

4º Lugar – Veleiro Micuin

 

Classificação Geral

1º lugar - Kraken

2º lugar - Brasil 31

3º lugar - Azzurro

4º lugar - JackDawn

5º lugar - Katana II

6º lugar - Paranoia

7º lugar – Makika

8º lugar - Vicky

9º lugar - Ariel

10º lugar - Catarina

 

Fotos Cíntia Pereira


Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.