Notícias

14 Jul 2015

Velejadores de Joinville no Ilhabela Sailing Week

Categoria Notícia

Veleiro Viva Extraordinário II representou Joinville na 42ª Ilhabela Sailing Week

Para quem pensa que a competição da 42ª Ilhabela Sailing Week, principal competição de vela oceânica da América Latina começou somente no dia 4 deste mês se engana. A tripulação do veleiro Viva Extraordinário II saiu de Joinville com destino a Ilhabela - SP bem antes, enfrentando condições climáticas desfavoráveis durante o percurso de ida, mas mesmo com as adversidades, a embarcação seguiu confiante para representar o Joinville Iate Clube (JIC) e o Iate Clube de Santa Catarina (ICSC) na competição.

No dia 27 de junho o capitão da embarcação Eduardo Hamond Régua, o timoneiro Gerson Beckert Júnior, os trimmers Saulo Vicente Rocha, Eduardo Hamond Filho e os proeiros Richard Priess e Eduardo Campana saíram de Joinville. Foram aproximadamente 46 horas de viagem e muitas delas enfrentando mau tempo, com ventos entre 10 a 15 nós, que vinham de Leste e ondulação de 1,5 a 2 metros, de Nordeste. "Foi muito mexido e péssimo para os tripulantes não acostumados. Quando chegamos, a embarcação ficou no Yacht Clube de Ilhabela para reparos e preparação para as regatas", explica o timoneiro Gerson.

O veleiro e a equipe participaram pela Classe ORC B e os desafios continuaram durante a competição. "Rasgamos a vela-mestra no primeiro dia, na Regata Alcatrazes, a mais longa dentro da programação, devido às duras condições climáticas, com ventos de mais de 60km/h e ondas entre 2 e 2,5 metros de altura", explica Gerson. No segundo dia, a vela rasgou novamente, no terceiro houve pouco vento e a regata foi curta. No quarto dia quebrou o estai de popa da embarcação e no quinto, quando participavam da última regata aconteceu a troca da tripulação. Assumiram os proeiros Roberto Blum e José Guilherme Clementi Charles.

O Viva Extraordinário II ficou em 10º lugar da classe. "A Ilhabela Sailing Week é o maior evento de vela no Brasil, motiva a disputa entre os melhores velejadores, sendo assim, um evento de pura emoção. É um privilégio competir em um paraíso como Ilhabela", salienta Eduardo. Agora, o próximo desafio é a Regata Santos-Rio, que acontece em outubro.

"Há muita camaradagem entre as equipes participantes, dentro e fora da água, todos buscam se ajudar", reflete Gerson. Outras três equipes de Santa Catarina participaram pela Classe ORC: os veleiros Zeus, Catuana Kim e Itajaí Sailing Team. Em outras edições do Ilhabela Sailing Week o Joinville Iate Clube foi representando pelo Katana 2 e o Missionário.

Veleiro catarinense é homenageado no evento

O veleiro catarinense Cairu II, primeira embarcação brasileira a conquistar um título internacional, a Regata Buenos Aires - Rio, em 1953, foi homenageado durante a programação do Ilhabela Sailing Week deste ano. Além dos prêmios que recebeu pela vitória de 1953, o barco ainda foi homenageado pelos presidentes do Brasil e da Argentina, Getúlio Vargas e Juan Peron. O Cairu II passa por reforma em Florianópolis e já havia sido restaurado no JIC há alguns anos.


Entre em Contato

Entre em contato conosco e chegue até nós.

Endereço

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
89228-001 - Espinheiros Joinville/SC
Latitude: S 26º17.521
Longitude: W 048º46.843

Telefones

+55 / 47 3434.1744

Redes Sociais

Mande uma Mensagem

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breve.