O diretor de Esportes e Náutica, Gerson Beckert, considera a primeira participação oficial de uma equipe do JIC em um campeonato brasileiro de Optimist um sucesso.
O evento em Florianópolis proporcionou aos nossos jovens atletas , todos formados na escola de vela José C. de Loyola do Joinville Iate Clube, um amadurecimento como atletas de competição.
Participar de um evento desta magnitude com 270 inscritos, largadas com 42 barcos na linha, exigiu dos meninos uma análise fria dos elementos na raia ( correntes, ondulação e vento).
a tensão misturada a emoção de uma primeira competição oficial a nível nacional é muito forte e não e fácil manter o foco, so a experiencia de viver estes momentos e a participação em regatas trazem ao atleta a expertise de lidar com todas estas emoções e focar no objetivo que e a vitória.
Outro fator são os equipamentos, conjunto barco , mastreação e velas, que o JIC utilizou são equipamentos antigos, apesar dos barcos pertencerem todos a mesma classe, equipamentos novos fazem muita diferença na água e a renovação de nossa frota e fundamental para futuras participações em outros campeonatos deste nivel. No balanço de todas condicionantes e variáveis considera-se que a participação do JIC foi muito boa e proveitosa onde a classificação final fica subjetiva e em segundo plano.
Joinville passa a ter um seleto grupo de atletas na base da vela brasileira que e a Classe Optimist, entrada para a vela e passagem obrigatória para todos que um dia almejam voos mais altos. Vale lembrar sempre que a vel é o esporte olímpico que mais medalhas trouxe ao Brasil.
Agora é planejar 2024 e o futuro da nossa flotilha, preparando as novas gerações de atletas.
A esquipe agradece a diretoria, membros do conselho do JIC e todos nossos apoiadores que, direta ou indiretamente tornaram esta participação possível!
Total 84 barcos inscritos no 18 Campeonato Brasileiro de Optimist, classe Estreantes.
Após três dias e 5 regatas concluídas ( no segundo dia, 5/01/24 as regatas forma canceladas) os competidores foram divididos em duas flotilhas, os primeiros 42 melhores colocados integram a flotilha Ouro e disputaram no último dia de competições, 07/01/24. o título do campeonato. Neste grupo o Jic conseguiu inserir dois atletas , Kaue Teixeira e Gustavo Redondo Meira. Os demais 42 competidores integram a flotilha Prata.
As condições de mar e vento foram ideais para a pratica da vela ( com exceção do segundo de competições que o vento não apareceu e as regatas do dia foram canceladas).
Porém esta condições são bem diferentes do ambiente normal que a equipe do Jic treina, aquie em Joinville estamos em uma baia muito protegida de ondas e vento, o que trouxe um ingrediente de dificuldade adicional.
Uma competição com 270 inscritos, 84 na classe estreantes, largadas acirradas, cada cm de mar e intensamente disputado no desejo de colocar seu barco na melhor posição de largada.
Uma competição com 270 inscritos, 84 na classe estreantes, largadas acirradas, cada cm de mar e intensamente disputado no desejo de colocar seu barco na melhor posição de largada.